O crescimento da economia brasileira no 1º trimestre de 2023 (1,9%) foi acima das previsões de mercado

 

O PIB (Produto Interno Bruto) do setor de Transporte, Armazenagem e Correios cresceu 1,2% no primeiro trimestre de 2023. Comparando com o primeiro trimestre de 2022, o crescimento foi de 5,1%. O percentual de 2023 também é mais expressivo do que o registrado no terceiro e no quarto trimestres de 2022 — respectivamente, 0,9% e 0,3%.

A atividade econômica brasileira apresentou incremento de 1,9% em 2023, taxa significativa quando comparada com os trimestres anteriores. Considerando o mesmo período de 2022, o crescimento foi de 4,0%. O desempenho da atividade no período foi acima das previsões de mercado.

No entanto, o crescimento projetado para o ano é de 1,23%, o que reflete as indefinições em relação ao novo arcabouço fiscal, à nova política de preços dos combustíveis, à aprovação de reformas estruturantes, como a tributária, e à manutenção da taxa de juros em patamar elevado, fatores que inibem investimentos privados.
 
O desempenho da economia brasileira foi, em grande medida, puxado pelo setor agropecuário, cujo aumento do PIB foi de 21,6%. No setor de serviços, além do transporte, o grupo “Atividades financeiras, de seguros e outros serviços relacionados” também cresceu 1,2%.
 
O volume de serviços do transporte rodoviário de cargas aumentou 23,7% em março, em comparação com janeiro, o que coincide com o primeiro período de safra de soja e milho. Já o crescimento dos outros segmentos do transporte terrestre, incluindo o ferroviário, foi de 20,9% no mesmo período.
 
O transporte de grãos até as indústrias de beneficiamento é feito, amplamente, utilizando-se o transporte rodoviário, que responde por mais de 65% de todas as cargas movimentadas no país. Já o transporte até os portos ocorre por meio dos modos rodoviário e ferroviário.
 

Fonte: Agência CNT de Notícias Transporte Atual

 
 
 

Além de aumentar segurança nas operações de embarque e desembarque de passageiros e cargas, a IP4 vai diminuir tempo de viagem entre o distrito e Belém

 

 

Distrito administrativo de Belém (PA), Mosqueiro terá o turismo para suas águas doces impulsionado com a conclusão da Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4). Liberada para uso nesta segunda-feira (1/5), a nova plataforma vai aumentar segurança no embarque e desembarque de passageiros e cargas, bem como ampliar a visitação das rotas da região, que conta com 23 praias de água doce.

Por meio do Ministério dos Transportes, o Governo Federal investiu cerca de R$ 7 milhões nas obras da estrutura, que vai beneficiar 27 mil pessoas da região de Mosqueiro. Conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pela execução dos serviços, o IP4 também vai agilizar o transporte entre o distrito de Mosqueiro e Belém, reduzindo o tempo de viagem em até 1h30.

 

Integração

Recentemente foram liberadas para o uso, pelo DNIT, as IP4s nos municípios de Abaetetuba, Augusto Corrêa, Cametá, São Miguel e Viseu. Junto com a instalação de Mosqueiro, os empreendimentos tiveram investimento aproximado de R$ 40,7 milhões.

*Com informações da Coordenação-Geral de Comunicação Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT

 

Fonte: Ministério de Portos e Aeroportos - Assessoria Especial de Comunicação

 
 
 
 
 

 

 
 

Novo Terminal Hidroviário de Belém — Foto: Thiago Araújo/Agência Pará

 

A Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH) restringiu a circulação de passageiros no Terminal Hidroviário de Belém a parti desta terça-feira (16). Usuários que precisarem utilizar o terminal para realizar viagens devem atender as seguintes circunstâncias:

Usuários que estiverem retornando ao seu município de residência, devidamente comprovado;
Usuários que estiverem em deslocamento para realização de atividades essenciais ou atendimento médico, devidamente comprovados.
A medida vale durante todo o período de lockdown na Região Metropolitana de Belém.

Fonte: G1 Pará

No último 21 de novembro foi realizada Assembleia Geral para aclamação da nova diretoria do SINDARPA. Tendo à frente o prodígio e dinâmico presidente Breno Dias do Grupo GDIAS que encerra um ciclo de transparência e modernização do Sindicato que neste ano completou 72 anos de fundação e defesa da Navegação na Amazônia.

A diretoria eleita para o triênio 2023/2025 terá a frente da gestão o também jovem empresário Dário Gonçalves Pantoja Neto do Grupo Camila Navegação e Transportes. Outros diretores comporão a próxima diretoria como a empresária Jessica Sabba da empresa Waldomiro Lustosa e Dodo Carvalho da empresa Socorro Carvalho, ambos da capital do Amazonas.

O Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas de Almeirim, localizado na região do Baixo Amazonas, será entregue neste semestre pelo Governo do Pará, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH). Nesta quinta-feira (11), o presidente da Companhia, Abraão Benassuly, recebeu em gabinete a prefeita de Almeirim, Maria Lucidalva de Carvalho, para repassar mais detalhes sobre a obra, que beneficiará cerca de 35 mil moradores do município.

Foto: Ascom CPH

“Assim como os outros já entregues na região do Baixo Amazonas, o terminal hidroviário de Almeirim tem uma estrutura moderna com rampas metálicas articuladas e flutuantes, para dar conforto e segurança aos usuários do município. É mais um equipamento que vai auxiliar na integração do modal hidroviário da região, que tem os rios como ruas”, destaca Abraão Benassuly, presidente da CPH.

Durante a reunião, o presidente da Companhia mostrou o projeto do terminal para a prefeita e ressaltou a infraestrutura investida pelo Governo do Pará. Orçado em um pouco mais de R$ 3,7 milhões, com recursos oriundos da Caixa Econômica Federal, o terminal contará com cadeiras confortáveis para 20 lugares; televisão; sala para órgãos do Estado; bebedouro; ar-condicionado; lanchonete; guichês para vendas de passagens e banheiros masculino, feminino e portadores de necessidades especiais.

Do lado do fora, o terminal terá uma passarela de ligação coberta para acesso aos flutuantes, rampas metálicas biarticuladas, além de sistema de amarração e fundeio para embarcações. O terminal já possui outorga da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para operar desde 2019.

Para a prefeita de Almeirim, Maria Lucidalva de Carvalho, a entrega do terminal hidroviário representa melhoria na qualidade de vida dos usuários que dependem dos rios para se deslocar.

“Estamos ansiosos por essa inauguração, é uma obra importante do Governo do Estado, e com certeza, virão muitas obras nessa gestão. Além de uma infraestrutura maravilhosa, diante da que nós temos hoje, vai ajudar na mobilidade da nossa população e nós estamos muito felizes aqui na CPH conversando e alinhando a futura inauguração do terminal”, disse a gestora municipal, que esteve acompanha pelo secretário especial Wallace Carvalho Júnior.

Na região do Baixo Amazonas, a CPH já entregou os terminais hidroviários de Terra Santa, Faro, Prainha e Curuá, e em breve entregará os de Almeirim e Santarém, incluindo o do distrito de Santana do Tapará. Os equipamentos são construídos com recursos da Caixa Econômica Federal e já foram outorgados pela Antaq, recebendo autorização para operar. Nesta mesma região, a CPH reconstrói os terminais de Óbidos e Monte Alegre, e já recebeu autorização para início das obras no porto de Alenquer.

 

Fonte: https://www.agenciapara.com.br/noticia/25744/ | Texto: Bruno Magno (CPH)

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