A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) está elaborando um relatório sobre projetos que podem impulsionar o transporte fluvial.
“A Antaq elaborou um Plano Geral de Outorgas voltadas ao setor hidroviário e já temos uma primeira versão apresentada ao Ministério dos Portos e Aeroportos e que foi restituída à Agência. Até o final do mês entregaremos essa versão final do PGO para definir a prioridade de outorgas para as nossas hidrovias”, disse o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, em audiência no Senado.
O PGO é um instrumento de planejamento estadual para apoiar a estruturação de metas de longo prazo para orientar investidores e consolidar projetos.
“As hidrovias prioritárias que serão estabelecidas no PGO são as regiões hidrográficas do Rio Madeira, Rio Tapajós, Rio Paraguai, Barra Norte, Rio Tietê-Paraná e São Francisco”, acrescentou.
As metas mencionadas no plano incluem a construção de infraestrutura adequada e novas rotas e redução de custos logísticos, além de incentivar a participação do setor privado. O governo quer aumentar o número de hidrovias para reduzir a dependência do transporte rodoviário de cargas e diminuir a emissão de gases de efeito estufa.
“Contamos apenas com ricos recursos naturais, mas temos que fazer intervenções necessárias para transformar um curso natural do rio navegável em uma hidrovia […]. Em termos de sustentabilidade, seriam necessários 258 vagões, ou 515 carretas, para transportar o equivalente a 1 comboio em transporte aquaviário. Precisamos investir nas nossas hidrovias”, concluiu Nery.
Fonte: Bnamericas